sábado, 15 de dezembro de 2012

Eleve-se

    
     Já ouviu aquela frase que diz: "Mantenha seus amigos próximos e seus inimigos mais próximos ainda"? Pois é, não sei se concordo plenamente com ela. Entendo o que Lao Tsé quis dizer, manter os inimigos por perto pode dar certas vantagens na hora de derrotá-lo, mas, em certos casos, manter uma imagem falsa nem sempre é a melhor opção, em alguns momentos, sob certas circunstâncias o melhor mesmo é se afastar.
     Ver as coisas de longe, pode ser o melhor ângula pra entender a paisagem. E quem disse que sempre queremos derrotar aqueles que não desejam nosso progresso? Quero mais é que ele vá viver sua vida e me deixe em paz por algum tempo, me deixe ficar um pouco sozinha, sem seus maus agouros e maldizeres. Quero mais é que ele se afaste. Ficar por perto? Nem pensar.
      Outras vezes, porém, é importante manter esse tipo de gente ao nosso lado. Será bom tanto pra elas quanto pra nós mesmo... Deixa eu tentar explicar.
       Uma vez assisti um épisódio de um seriado. Nesse episódio, aparecia um homen no hospital precisando de uma operação, mas ele não queria que nenhum dos médicos negros do hospital o atendessem, isso porque ele tinha uma enorme suástica tatuada na barriga. Pois é, ele era um desses idiotas que ainda querem dar continuidade ao nazismo. Para atender a vontade do paciente e também pra dar um ar irônico à trama, a médica negra e pulso firme da história, trouxe uma residente judia pra atendê-lo.
        Embora elas tenham usado de um pouco de sarcasmo pra atender o paciente, não o trataram de todo mal. Calma, vou chegar ao ponto que interessa. A cirurgia foi marcada, e para que o neonazista tivesse a garantia que ninguém ia matá-lo pediu a um médico branco que acompanhasse a cirurgia - como se fizesse alguma diferença.
       Finalmente, antes da cirurgia começar, quando o corpo do supremacista branco estava sedado na mesa da sala cirúrgica, a médica do ínicio, que ficou responsável por fazê-la, fechou os olhos e disse as seguintes palavras: "Estou chamando Jesus nesse momento, não me incomode enquanto estiver me elevando aos céus. Não faço com muita frequencia, talvez Ele não possa me ouvir. Estou me elevando." Só então, ela pegou o bisturi e começou a cirurgia.
       Pra aqueles que não entenderam o propósito de eu ter narrado todo esse episódio, vou me expressar melhor. O que quero dizer é que, inevitavelmente, encontraremos na nossa vida pessoas com ideias, ideais, princípios e comportamento diferente dos nossos. E se nos depararmos com alguém assim, e tivermos que de alguma maneira ficar frente a frente com essa pessoa, mesmo que ela te magoe, mesmo que ela te entristeça de alguma maneira. Não brigue, não se aborreça, não seja como ela. Feche os olhos, respire fundo e "eleve-se"!
Camilla N.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário